segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Jibóia

Jibóia



Características da Jibóia:



ü É uma serpente;


ü Tem o tamanho quando adulto, de 2m a 4m;


ü Habitats são as copas das árvores das florestas;


ü É um animal vivíparo porque no final da gestação o embrião recebe os nutrientes necessários do sangue da mãe e a gestação pode levar meio ano, podendo ter de 12 a 64 crias por ninhada, que nascem com cerca de 48 cm de comprimento e 75 gramas de peso;


ü Digestão lenta, podendo durar algumas semanas;


ü Animal dócil, apesar de ter fama de animal perigoso não consegue comer animais de grande porte;


ü É muito perseguida por caçadores e traficantes de animais, pois tem um valor comercial alto, como animal de estimação.


ü Alimentação - são animais carnívoros que se alimentam de roedores, aves e lagartos. A quantidade de alimentos varia de acordo com o tamanho do animal.



Se queres ter uma em casa é necessário:



· Terrário tem de ter pelo menos 2 a 3 vezes o comprimento máximo do animal e 1 a 3 vezes a altura máxima do animal.


· Placa de aquecimento ou pedra aquecida que mantenha o ambiente entre 25°C e 30°C. O aquecimento deverá ser feito em um dos lados do terrário para que o animal possa escolher entre o lado aquecido ou o lado à temperatura ambiente e assim regular sua temperatura.


· Termómetro para verificar a temperatura


· Higrómetro para verificar a humidade que deve estar entre 80% e 90%.


· Lâmpadas UVA / UVB para simular a iluminação natural e favorecer a absorção de nutrientes.


· Uma fonte água - com tamanho suficiente para que ela fique imersa se desejar.


· Substrato de grama sintética - bark, litter (tipos de forrações atóxicas).













Tarântula

Tarântula

Características:



  • ter patas longas com duas garras na ponta;
  • habitam as regiões temperadas e tropicais das Américas, Ásia, África e Oriente Médio;
  • têm uma fase de troca de pele chamada ecdise;
  • não são perigosas para a espécie humana;
  • não produzem toxinas nocivas ao homem;
  • são eventualmente criadas como animais de estimação;
  • uma de suas defesas são os pêlos urticantes de suas costas e abdômen, que irritam a pele do possível predador;
  • em média atingem de 15 cm a 25 cm de comprimento com as pernas estendidas, mas existem espécies que podem chegar até 30 cm.

Curiosidades:


  • Ciclo de vida - As tarântulas têm um ciclo de vida longo e levam de 2 a 5 anos para atingir a maturidade sexual. Os machos morrem normalmente após o acasalamento, alcançando 5 a 7 anos de vida. Antes de se tornarem adultas, as tarântulas têm de comer diariamente, exceto no período de sua troca de pele, quando há um jejum de, em média, dez dias antes e de sete dias depois. Quando já são adultas podem passar por longos períodos sem comer.
  • Hábitos - As tarântulas são animais solitários e noctívagos.Alimentação - Alimentam-se de pequenos animais, que nas espécies maiores podem incluir pequenos pássaros, roedores ou anfíbios. Todas as espécies de tarântulas apresentam canibalismo.
  • Toca - A maioria das Tarântulas não se afasta da sua toca, nem mesmo para se alimentar, pois sentem a presença das presas pela vibração do solo. O macho normalmente é quem faz as viagens mais longas para buscar as fêmeas.- As tocas são normalmente subterrâneas, cavadas por suas mandíbulas, ou até mesmo aproveitada de outras aranhas ou roedores. São forradas com sua teia formando uma seda, o que arrefece o esconderijo. Geralmente ficam próximas a raízes de árvores e pedras, e podem chegar até 1 metro de profundidade.
  • Reprodução - O acasalamento das tarântulas é como o da maioria das aranhas. Uma diferença é que o macho tem ganchos para prender as presas das fêmeas no ato sexual. Os macho têm seus pedipalpos modificados para a cópula. Normalmente o macho foge logo após o ato, antes que a fêmea recubra seu apetite, e morre poucos meses depois, devido a seu curto ciclo de vida. A fêmea armazena o esperma vivo num órgão especial, até chegar a época de botar os ovos.As fêmeas depositam entre 50 a 200 ovos num saco de seda que incubam por cerca de 6 semanas. Os ovos são bem grandes, e o saco pode chegar a ficar do tamanho de um limão. Os filhotes já nascem com um bom tamanho. Após o nascimento as pequenas tarântulas não recebem cuidados parentais, ficam pouco tempo na toca e logo depois se dispersam.
  • Aspecto - Pelo seu aspecto, a tarântula ficou famosa popularmente pela literatura e pela televisão, mas não são perigosas para o homem.
  • Cativeiro - A tarântula tem várias vantagens para ser criada em cativeiro: é necessário alimentá-la apenas de uma a três vezes por semana, elas não emitem odores, não fazem sujeira ou barulho, não transmitem doenças, e algumas espécies não são agressivas, embora algumas espécies africanas maiores e a comedora-de-pássaros possam ser bastante agressivas, principalmente pelo seu tamanho. Sua picada, entretanto, é bastante dolorosa devido ao tamanho de suas quelíceras. Não é recomendável criar mais de uma aranha no mesmo local, pois as tarântulas são canibais.


segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Golfinhos





Golfinhos

O golfinho é um mamífero aquático altamente inteligente, a quem foi atribuído o salvamento de muitos náufragos no meio de destroços, sempre foi tido como um dos melhores amigos do Homem no oceano. O maior dos golfinhos de focinho deve o seu nome ao seu bico comprido, a fazer lembrar o gargalo de uma garrafa.

BI

Ordem: Cetacea
Família
: Delfins
Género
: Tursiops
Espécie
: Tursiops Trucatus
Estado
: Comum
Unidade social:
Variável
Comprimento
: 1,9m-4m
Peso
: 500 kg
Maturidade Sexual
: Fêmea: 5-12 anos; Macho: 9-13 anos
Época de acasalamento: Março e Abril
Período de Gestação: 12 meses
Número de crias: 1
Intervalo de procriação: 2-3 anos
Dieta: Variada gama de peixes e mariscos
Longevidade: 12-40 anos, podendo atingir os 50 anos
Esta espécie pode ser especialmente encontrada nas águas temperadas e tropicais do Atlântico e nos mares adjacentes, preferindo as zonas costeiras rasas e quentes.




O acasalamento
A principal época de acasalamento é entre Março e Abril. Os golfinhos juntam-se nesta altura, por um breve espaço de tempo, em que o macho demonstra preferência pela companhia de um determinada fêmea. As crias nascem no pico do Verão em águas europeias e entre Fevereiro e Maio na Flórida. A ligação entre a mãe e a cria é tão forte que já se testemunhou mães a trazerem crias mortas á superfície, como que a querer ajudá-las a respirar. A mãe e a cria permanecem juntas até esta ter quatro ou cinco anos de idade.

Excelente pescador

Quando estão em liberdade os golfinhos alimentam-se de 8 a 10 kg de lulas, camarão, enguias e outros peixes, por dia. Caçam frequentemente em grupo, encurralando pequenos peixes e capturando os que saem do cardume;

Acrobata dos mares

É possível avistar o golfinho a acompanhar a onda de proa dos navios e fazer piruetas, podendo sair vários metros para fora de água. Dormem cerca de oito horas por dia e nadam a uma velocidade de cerca de 20 km por hora, podendo mergulhar até 20 minutos e a uma profundidade de 300 m.


Em vias de extinção

São caçados pela sua carne ou outros produtos de todo o Mundo. No Pacífico, é vulgar afogarem-se em redes de pesca ao atum, apesar de já serem utilizadas redes "amigas" dos golfinhos. Recentemente, tem havido preocupação sobre o ruído marinho provocado pelo Homem, tal como o sonar dos navios, que interfere com a capacidade de baleias e golfinhos em alimentarem-se, orientarem-se e comunicarem.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Escorpiões


Escorpiões:



Os escorpiões só atacam o homem quando se sentem ameaçados e em circunstância de defesa. Para que um acidente com escorpiões não ocorra, devem-se tomar algumas medidas básicas de prevenção. Veja a seguir:


Sacuda e examine calçados e roupas antes de usar; Mantenha limpos os locais próximos a residências evitando acúmulo de lixo, entulhos e materiais de construção; Mantenha o habitat familiar livre de baratas, que são reconhecidas como um dos principais alimentos dos escorpiões nos centros urbanos. Não coloque mãos e pés dentro de buracos, montes de pedras ou lenhas; Use sempre calçados e luvas nas atividades rurais ou de jardinagem; Use telas e vedantes em portas e janelas; Use ralos protectores; Crie aves domésticas em zonas rurais, que agem como predadores naturais; Em áreas sabidamente escorpiônicas, mantenha as camas a uma distância mínima de 10 cm das paredes


 


Veneno e toxicidade


O ferrão do escorpião (chamado de telson),além de servir para agarrar a presa,se defender,e no acasalamento, inocula na presa um veneno. Este veneno contém uma série de substâncias cuja composição química não está bem definida,porém contém neurotoxinas,histaminas,seratonina,enzimas,inibidores de enzimas, e outras. Parece,segundo os pesquisadores,que as neurotoxinas agem sobre as células nervosas da presa,com uma certa especificidade, dependendo do tipo de animal.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Papagaios





Papagaios:
O papagaio é uma ave, esta pertence à ordem dos Psitaciformes. Vivem cerca de 100 anos e tem apenas 3 filhotes durante sua vida. Os papagaios têm como característica: um bico curvo e penas de várias cores, variando muito entre as diferentes espécies. Alguns papagaios são capazes de imitar sons e, inclusive, a fala humana.
Alimentação:
A nutrição de um papagaio em cativeiro muitas vezes constitui um desafio para os seus donos. Uma má alimentação está inclusive na origem da maior parte das patologias nos animais exóticos em geral.As sementes são carenciadas em muitos nutrientes essenciais, nomeadamente o cálcio e a vitamina A e têm demasiada gordura. As sementes podem fazer parte da alimentação dos pássaros mas devem ser introduzidas com cuidado. A maior parte dos papagaios prefere as sementes a outros alimentos mais saudáveis e podem depois rejeitar tudo o resto.
Dietas em Granulado: Existem dietas comercias em granulado de boa qualidade. O granulado é produzido através da desidratação de sementes, grãos diversos, vegetais e frutas fortificadas com vitaminas e minerais de maneira a conseguir uma fórmula o mais equilibrada possível.São dietas homogeneizadas de modo a tentar impedir que o papagaio escolha aqueles alimentos pelos quais tem mais apetência e ignore o resto.