segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Como cuidar de cães


Alimentação:

Muitas pessoas dão comida caseira aos seus cães, pensando na economia e na relação afectiva que têm com os seus animais. Por consequência deste pensamento, muitos problemas de pele e de estômago dos animais acabam por aparecer, devido a uso de temperos não aconselhados da alimentação humana ou de excesso de deteminados ingredientes.
Hoje, o mercado de rações oferece ao consumidor uma variedade enorme de produtos, desde aqueles que se vendem nos Supermercados até ás rações dos veterinarios, que variam de acordo com a qualidade e o preço. A ração pode ser na forma de alimentos húmidos ou seca .
A grande vantagem das rações é a certeza de, ao escolher uma marca de boa qualidade, estar a fornecer ao seu animal de estimação todos os elementos essenciais à manutenção de uma boa qualidade de vida e do bem estar do animal, pois estes elementos estarão equilibrados e apresentados de uma forma na qual serão facilmente absorvidos pelo seu animal.


Cachorros -> devem ser alimentados de 3 a 5 vezes por dia;


Adultos-> devem ser alimentados de 1 a 3 vezes ao dia;


Fêmeas gestantes e em lactação-> devem ser alimentados consecutivamente, com uma ração de alto teor energético ou talvez ser substituída pela ração do filhote.



Vacinação:


Esta é sem dúvida a primeira barreira contra as doenças. Para manter o seu animal saudável é necessário tê-lo vacinado. É simples e pode poupar a vida do seu cão.


Em Portugal é obrigatória a vacina contra a Raiva. Apesar disso existem muitos animais que não estão vacinados, o que dificulta o trabalho do veterinário. Mesmo a vacinação efectuada muitas vezes não é seguida de forma sistemática invalidando a sua eficácia, ou é efectuada ilegalmente ou seja, não por veterinários. Este facto em caso de agressão de um animal a outras pessoas pode causar sérios problemas. Todos os veterinários têm um número de carteira profissional que os cardencia ao exercer a sua profissão. Lembre-se que o veterinário não se limita a dar a injecção da vacina mas também faz um exame físico geral do animal.Os cachorros precisam de tomar várias doses de vacinas. A primeira dose é a de preparação e a segunda, é chamada de reforço, esta faz com que a resposta seja maior e a imunidade se torne mais longa.





4 comentários: